Back to Blog Index

Magic Hands – Award for ICT in Society

rede-tic-e-sociedade-premio

O projeto consiste na utilização de uma aplicação/jogo, Magic Hands, especialmente desenhada para intervenção em terapia ocupacional. Em particular, o objetivo principal é o de auxiliar a intervenção ao nível das dificuldades de motricidade global e fina e coordenação motora, frequentes em crianças com atrasos de desenvolvimento.
A aplicação/jogo permite ainda ao terapeuta acompanhar o progresso de cada jogador, nomeadamente o campo de ação de cada mão. Com base nos dados recolhidos a plataforma permite ao terapeuta analisar os limites mínimos e máximos atingidos, bem como as distâncias percorridas por cada mão em cada eixo numa representação tridimensional. Assim, mais que um simples jogo, Magic Hands constitui-se como uma ferramenta diagnóstica e terapêutica.

A aplicação foi testada em vários centros de terapia ocupacional e está já a ser usada de forma continuada em alguns desses centros.

A aplicação Magic Hands, como dito atrás, orienta-se para a intervenção em terapia ocupacional, particularmente com crianças com dificuldades de desenvolvimento. O público-alvo principal do projeto tem entre cinco e nove anos de idade e caracteriza-se pelas suas dificuldades moderadas de lateralidade e habilidade motora. O jogo destina-se a ser usado num contexto de acompanhamento por um terapeuta, o que permite a este definir os níveis do jogo e recolher os dados de execução das tarefas. Assim, os terapeutas são um público-alvo secundário uma vez que Magic Hands é uma ferramenta de diagnóstico destas dificuldades e de acompanhamento e monitorização do progresso das crianças.